quarta-feira, junho 08, 2016

Comentários Eleison: Igreja Abandonada?

Comentários Eleison - por Dom Williamson
CDLXIV (464)- (04 de junho de 2016)

Igreja abandonada?


Em circunstâncias de generalizada desesperação,
O salmista ensina confiança em Deus e oração.

Enquanto dia após dia o caos aumenta em quase tudo e em quase todas as pessoas ao nosso redor, e dentro da Igreja parece que, do mesmo modo, todos estão contra todos, é certamente tranquilizador ver que o salmista de talvez 3000 anos atrás clamou a Deus para que Ele viesse em auxílio a seu povo, em semelhante perigo por causa de seus inimigos. Então, assim como hoje, eles se levantaram em seu orgulho contra Ele, seu orgulho “crescia continuamente”, eles fizeram todo o possível para destruir Seu Templo e Sua religião, e Ele parece que permitiu que tivessem bastante êxito. Eis o salmo 73 (74), com notas mínimas de explicação em itálico:

A. Como Deus pode estar permitindo o triunfo de Seus inimigos contra Sua própria Igreja?

[1] Por que razão, ó Deus, nos desamparaste para sempre? (Por que razão) se acendeu o teu furor contra as ovelhas do teu pasto? [2] Lembra-te da tua família (Igreja Católica), que possuíste desde o princípio. Tu recuperaste o cetro da tua herança; o monte de Sião (Igreja católica), em que habitaste. [3] Levanta as tuas mãos contra a sua soberba (dos inimigos de Deus) sem limites. Quantas maldades cometeu o inimigo no santuário! [4] E os que te odeiam, gloriam-se (de te insultar) no meio da tua solenidade. Hastearam os seus estandartes como troféus; [5] e não respeitaram (a santidade de Deus) nem as eminências nem as saídas (portas e cimo do Templo). Como num bosque de árvores com machados [6] despedaçaram a porfia as tuas portas; com machado e martelo (Vaticano II) tudo derribaram. [7] Puseram fogo ao teu santuário; na terra profanaram o tabernáculo do teu nome (Igreja católica). [8] Disseram no seu coração com os das suas parentelas: Façamos cessar na terra todos os dias de festas consagrados a Deus (liturgia católica). [9] Não vemos mais os nossos estandartes; já não há um profeta (que nos guie); e (Deus) não nos conhecerá daqui em diante (Deus desistiu. Estamos por nossa conta). [10] Até quando, ó Deus, nos insultará o inimigo? O adversário há de blasfemar sempre? [11] Por que retrais a tua mão? Por que não tiras a tua direita do teu seio de uma vez por todas?

B. Mas Deus é o Mestre da salvação, da história e de toda a natureza.

[12] Mas Deus, que é nosso rei antes dos séculos, operou no meio da terra. [13] Tu com o teu poder deste solidez ao mar (travessia do Mar Vermelho), pisaste as cabeças dos dragões nas águas (egípcios); [14] Tu quebraste as cabeças do dragão (rei egípcio); deste-o por comida aos povos da Etiópia. [15] Tu fizeste brotar fontes e torrentes; tu secaste os rios de Etã (de forte corrente; por exemplo, Js. III). [16] Teu é o dia, e tua é a noite; tu criaste a aurora e o sol. [17] Tu estabeleceste todos os limites da terra; o estio e a primavera tu os formaste.

C. Ó Deus, não esqueças a teu próprio povo humilde e esmaga teus orgulhosos inimigos.

[18] Lembra-te disto: o inimigo ultrajou o Senhor, e um povo insensato blasfemou do teu nome. [19] Não entregues às feras as almas que te louvam, e não esqueças para sempre as almas dos teus pobres. [20] Olha para a tua aliança (Novo Testamento), porque todos os lugares obscuros do país estão cheios de antros de iniquidade; [21] Não se volte confundido o humilde; o pobre e o desvalido louvarão o teu nome. [22] Levanta-te, ó Deus, julga a tua causa; lembra-te dos ultrajes feitos contra ti, dos ultrajes com que um povo néscio te injuria continuamente. [23] Não te esqueças dos clamores dos teus inimigos. A soberba daqueles que te aborrecem aumenta continuamente.

Kyrie eleison.